Meu início na clínica não foi fácil. Quem conhece um pouco da minha história sabe que eu fugi tanto da clínica, quanto da psicanálise. Achei que meu caminho seria como psicóloga, em um emprego formal, CLT, dentro de alguma organização.
Ensaiei, inclusive, uma possibilidade de me especializar em terapia cognitivo-comportamental, mas meus estudos todos me deixavam cada vez mais perto da psicanálise quando pensava:
“Como vou saber tratar essas pessoas se eu não sei que palavras elas usam para falar de si e do seu sofrimento?”
Dessa inquietação veio a análise, o início da formação básica em psicanálise e até a abertura do meu primeiro consultório foi um pulo. Não sem medo, não sem receio. Mas, mesmo com toda a insegurança em relação ao meu trabalho e ao futuro dele, eu encarei a minha jornada.
Já se vão 17 anos desde que assisti minha primeira aula no Corpo Freudiano do Rio de Janeiro, que me deixou maravilhada e aterrorizada ao mesmo tempo.
Olha o que produzi no primeiro dia de aula:
E o meu desejo com esse curso, Cotidiano do Divã, é trazer luz a esse momento seu que a clínica parece tão vacilante e incerta. Ela não precisa ser assim.
Para montar o curso eu revivi toda a minha insegurança sobre meu manejo em situações chaves (manejo da transferência, a questão do pagamento, o tempo lógico, a passagem ao divã…).
Revisitei aquela angústia de ouvir e de pensar que eu aprenderia como resolver todas essas questões se eu estivesse no tripé da formação do analista (análise pessoal, estudo da teoria e supervisão dos casos).
Pior, achava que precisava dar conta das minhas questões sozinha e me sentia uma incompetente por não conseguir alcançar o nivel de excelência que eu acreditava precisar ter.
Disso tudo, e toda a minha escuta diária no Instagram, nas supervisões que conduzo e na sala de aula que montei o Cotidiano do Divã.
É também para quem ouve que clínica é instável, consultório não dá dinheiro.
Independente de você já atender em consultório ou de estar em vias de dar este passo, o curso é destinado para quem quer parar de temer o processo e não sabe por onde começar.
Vamos conversar sobre o que significa dizer que o tempo da análise é o tempo do inconsciente. Também sobre o que é o tempo lógico e para que servem as sessões de tempo variado.
O assunto é o pagamento das sessões e que lógica devem seguir. Vamos pensar sobre o dinheiro como operador simbólico do pagamento e quais são as implicações clínicas que precisam ser consideradas ao manejá-lo.
O divã é muito mais que um mero móvel na sala de um psicanalista. É um operador importante que marca a passagem das entrevistas preliminares para a análise. Saber como conduzir a passagem ao divã é fundamental para a prática.
Além das 24 aulas, que tratam de teoria e estudos de caso e dos 3 encontros ao vivo, o Cotidiano do Divã ainda dá acesso a 3 aulas sobre Diagnóstico em Psicanálise.
Você poderá participar de um encontro ao vivo com uma profissional especializada em Posicionamento nas Redes Sociais.
Vai ganhar um encontro extra sobre Planejamento Financeiro com uma convidada da área.
Você também vai receber de presente a participação ao vivo na Imersão sobre a Sexualidade na Psicanálise, com mais de 3 horas de conteúdo.
12 x R$ 92,77
(juros de 3,5% ao mês no parcelamento)
ou R$ 897,00 à vista
Garantia incondicional de 7 dias. Caso tenha desistido da compra, por qualquer motivo, basta enviar um email para contato@fernandasamico.com.br que o valor será reembolsado.
Se você ainda está em dúvida sobre entrar ou não na turma do Cotidiano do Divã, tenho um último recado.
Quando eu finalmente entendi que precisava conhecer os textos básicos sobre os temas problemáticos da minha prática clínica e cotejá-los com a minha experiência pessoal como analisanda e como praticante da psicanálise, tudo ficou mais palpável e possível de sustentar.
E é esta a experiência que trago a qualquer um que queira estar comigo neste curso livre.
Te vejo ali, do outro lado!
Fernanda Samico é doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ) e membro do Corpo Freudiano de Vassouras/RJ. Atua como psicanalista há 17 anos, foi supervisora de estágio por 7, e coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade de Vassouras/RJ por 3 anos. Autora do livro Complexo de Édipo e Sexualidade da editora Sinthoma.
Mantém um perfil no Instagram em que se propõe a ensinar a estudar psicanálise. Este curso é fruto de toda essa experiência individual e de escuta em todos os espaços pelos quais passou.
Copyright © 2025 Fernanda Samico